RESENHA
TENHO
UM AUNO SURDO, E AGORA?
LAURECI
FERREIRA LEMOS
CACEQUI
2014
RESENHA
Libras não são
gestos sem sentido algum, todo sinal precisa ter um objetivo, pois do contrário o surdo não intenderá e ficará
muito confuso. O uso dos braços, mãos, dedos, pernas e traços visuais são
indispensáveis, pois favorecem a aprendizagem dos surdos.
Segundo o texto
precisa ter uma exploração maior por parte das escolas que trabalhem a visualização
de imagens, para facilitar a construção de sentidos, no meu entender hoje as
escolas não estão dando muita atenção para estes tipos de alunos que precisam
comunicar-se e serem compreendidos com os demais de uma forma diferente.
Também acho que
se a escola investisse em mais materiais visuais facilitaria muito o
aprendizado dos alunos surdos e a comunicação com eles, e deles com os demais.
No entanto uma
escola que não está adaptada para receber alunos surdos ou com outra
deficiência, não se pode culpar o professor por não fazer uma aula completa que
favoreça o aluno com deficiência, pois se a escola não tem suporte não é culpa
do professor, acredito que toda escola que aceita o aluno deficiente deve ter
como compromisso em ter um profissional capacitado pra atender essas
necessidades, mas infelizmente a maioria das escolas não atende essas demandas.
Uma coisa que
sempre deve fazer parte de uma aula, tendo ou não alunos deficientes é a
igualdade, acredito que para uma aula onde tem, por exemplo, 23 alunos ouvintes
e um aluno surdo, o proposito da aula deve ser o mesmo só deve ter mais
paciência e tratar a todos com igualdade, pois é o caminho para um bom
resultado.
A parceria do
professor com o tradutor é fundamental para poder ensinar e aprender com ele, e
o aprendizado podem ser valiosíssimos.
Como diz o
texto, o tradutor também precisa ter acesso ao conteúdo para poder preparar-se
antecipadamente.
O planejamento é
necessário para poder acontecer, pois sem este plano como conduzirá uma aula e
o tradutor precisa estar incluso neste plano, a parceria deles fará muitas
conquistas pedagógicas com este aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário