quinta-feira, 3 de abril de 2014

                                                        RESENHA
             TENHO UM AUNO SURDO, E AGORA?






                             LAURECI FERREIRA LEMOS









                                            CACEQUI 2014
                               RESENHA
Libras não são gestos sem sentido algum, todo sinal precisa ter um objetivo, pois do  contrário o surdo não intenderá e ficará muito confuso. O uso dos braços, mãos, dedos, pernas e traços visuais são indispensáveis, pois favorecem a aprendizagem dos surdos.
Segundo o texto precisa ter uma exploração maior por parte das escolas que trabalhem a visualização de imagens, para facilitar a construção de sentidos, no meu entender hoje as escolas não estão dando muita atenção para estes tipos de alunos que precisam comunicar-se e serem compreendidos com os demais de uma forma diferente.
Também acho que se a escola investisse em mais materiais visuais facilitaria muito o aprendizado dos alunos surdos e a comunicação com eles, e deles com os demais.
No entanto uma escola que não está adaptada para receber alunos surdos ou com outra deficiência, não se pode culpar o professor por não fazer uma aula completa que favoreça o aluno com deficiência, pois se a escola não tem suporte não é culpa do professor, acredito que toda escola que aceita o aluno deficiente deve ter como compromisso em ter um profissional capacitado pra atender essas necessidades, mas infelizmente a maioria das escolas não atende essas demandas.
Uma coisa que sempre deve fazer parte de uma aula, tendo ou não alunos deficientes é a igualdade, acredito que para uma aula onde tem, por exemplo, 23 alunos ouvintes e um aluno surdo, o proposito da aula deve ser o mesmo só deve ter mais paciência e tratar a todos com igualdade, pois é o caminho para um bom resultado.
A parceria do professor com o tradutor é fundamental para poder ensinar e aprender com ele, e o aprendizado podem ser valiosíssimos.
Como diz o texto, o tradutor também precisa ter acesso ao conteúdo para poder preparar-se antecipadamente.
O planejamento é necessário para poder acontecer, pois sem este plano como conduzirá uma aula e o tradutor precisa estar incluso neste plano, a parceria deles fará muitas conquistas pedagógicas com este aluno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário